Vitamina C Para Hipertrofia

A vitamina C é essencial para a saúde, a beleza e também para a construção de músculos fortes e definidos.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Nutrição

Muito se ouve e lê sobre os benefícios da vitamina C. Ela melhora o sistema imunológico, protegendo-o de gripes, resfriados e de doenças mais graves como o AVC, a cegueira e a anemia. Também retarda o envelhecimento, pois está presente na síntese do colágeno, proteína que deixa a pele firme, com menos linhas de expressão e rugas. Porém, o que pouca gente sabe é que ela é capaz de otimizar os treinos para alcançar os seus objetivos e, por isso, muitos fisiculturistas a ingerem. Sendo assim, conheça os benefícios da vitamina C para a hipertrofia e inclua-a em sua dieta:

vitamina-c-para-hipertrofia

Recuperação Muscular Mais Rápida

Como tem ação antioxidante, a vitamina C protege os tecidos musculares contra os radicais livres, o que gera uma recuperação e um crescimento musculares mais rápidos. Os radicais livres, por sua vez, são moléculas instáveis que possuem átomos com número de elétrons ímpar que, para conseguirem a estabilidade, pareiam com o que houver na sua frente a fim de ganharem o elétron que lhes falta. Desse modo, acontecem os processos degenerativos, principalmente o envelhecimento e o câncer.

Formação de Colágeno

Além de ser importante para o firmamento da pele, o colágeno é uma proteína presente na composição muscular. Como a vitamina C participa de sua formação, é de grande importância para reduzir as lesões nos músculos e mantê-los fortes e firmes.

vitamina-c-para-hipertrofia1-jpg-crdownload

Para a Absorção do Ferro

O ferro auxilia na união entre o oxigênio e a hemoglobina sanguínea. Para tanto, o ferro deve ser absorvido com a ajuda da vitamina C. Caso esse transporte não aconteça adequadamente, o organismo acaba por retirá-lo dos músculos, o que causa a redução da força e da performance.

Quanta Vitamina C é Preciso Consumir Diariamente

A recomendação das organizações da saúde é de que homens devem ingerir cerca de 90 mg da vitamina por dia enquanto as mulheres, 75 mg. Entretanto, essa quantidade depende da rotina de vida e da qualidade da alimentação e da saúde de cada pessoa. Por exemplo, um fumante necessita de pelo menos mais 35 mg de vitamina C por dia, pois o seu organismo é afetado a cada cigarro.

Por sua vez, praticantes de musculação e fisiculturistas precisam de mais vitamina C: entre 1 e 3 gramas por dia, sendo distribuídos no pré e no pós-treino, além do longo do dia. Contudo, tudo deve ser analisado conforme o tempo e a intensidade dos treinos. Para tanto, a consulta a um nutricionista esportivo é fundamental.

Suplementos de Vitamina C

Infelizmente, é comum que as pessoas comprem e usem os suplementos vitamínicos de forma irrestrita e sem orientação médica, o que pode causar problemas na saúde. Normalmente, os que contêm vitamina C são recomendados somente para fumantes ou gestantes que podem sofrer de pré-eclâmpsia. No caso de pessoas saudáveis, o melhor é retirar a vitamina C dos alimentos: limão, laranja, toranja, acerola, abacaxi, rúcula entre outros.

Falta e Excesso

O organismo que sofre de falta de vitamina C a manifesta em forma de escorbuto, equimose, petéquia e perda na fabricação de adrenalina e norodrenalina, além da redução da utilização da gordura como fonte energética.

Já o excesso de vitamina C pode ocasionar a diarréia osmótica e o aumento de oxalato, responsável pela formação das pedras nos rins e o aumento da excreção do ácido úrico.

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



Comente!




*Campos obrigatórios