Treino HIIT Para Ganho de Massa

Com o treino HIIT, é possível perder gordura com mais rapidez e em menos tempo. Assim, será possível tornear os músculos.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Exercícios

Você que pretende ter um corpo hipertrofiado, certamente quer alcançar a sua meta mais rápido, não é mesmo? Portanto, sabe que, antes de começar a trabalhar os músculos, é necessário reduzir a massa gorda a fim de iniciar a fase da definição muscular. Para que isso ocorra rapidamente, existe um treino muito popular conhecido como HIIT (High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade. Ele aumenta e otimiza a perda de gordura e evita a perda de massa magra ao combinar exercícios de alta intensidade com momentos de descanso, o que trabalha eficazmente o sistema cardiovascular. Sendo assim, conheça o treino HIIT para ganho de massa:

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Como Funciona o Treino HIIT

Se você está acostumado a passar horas na esteira ou na bicicleta a fim de perder peso, imagine fazer exercícios com 40% menos do tempo utilizado e ainda gastar as mesmíssimas calorias! Pois é isso que o HIIT promove: através de exercícios explosivos realizados em séries que duram até 30 minutos, é realizado um trabalho no sistema cardiovascular que permite com que o organismo queima bastante calorias durante o treino e também pelas próximas 48 horas. Além disso, você ganhará mais resistência física aeróbica e anaeróbica e não se cansará ao ter que fazer o mesmo exercício por um longo tempo.

HIIT e Musculação

Comumente, o nosso organismo se utiliza da respiração aeróbica para a aquisição de energia, porém, ao praticarmos atividades físicas de grande intensidade, pode não haver oxigenação suficiente para que as células consigam respirar aerobicamente. Desse modo, é liberada a respiração anaeróbica, fenômeno conhecido como limiar anaeróbico. Assim, o glicogênio celular dos tecidos musculares se converte em ácido lático e energia sem a presença do oxigênio. E é nas fases mais intensas de um treinamento HIIT que os músculos usam o sistema energético anaeróbico, o que aumenta a sua resistência.

Quando Fazer HIIT Para Hipertrofia

Entretanto, não é a qualquer momento que você deve fazer o treino HIIT. Para receber os seus benefícios para o crescimento de massa, você deve terminar o HIIT até 1 hora antes de começar a treinar na musculação. Desse modo, você terá os níveis de testosterona e de GLUT4 aumentados, além da biogênese mitocondrial para a formação de novas mitocôndrias. E os benefícios não acabam por aí: com o HIIT, há um aumento na concentração dos núcleos miofibrilares, importantes no processo de hipertrofia muscular.

Como Fazer o HIIT

Você pode fazer um treinamento HIIT de diversas maneiras. O mais fácil e comum é dar uma explosão de corrida por cerca de 30 segundos e depois, recuperar-se em uma caminhada leve de 60 segundos. Repita essa série por 10 vezes e o seu treino HIIT estará completo. Outra opção é usar a bicicleta, mas ao invés de aumentar a velocidade, aumente a carga, deixando-a bem pesada nos momentos de alta intensidade e depois, reduza-a para descansar.

Também há vários vídeos com treinos HIIT disponíveis no You Tube que podem ser realizados no conforto do seu lar e sem nenhum equipamento. Além disso, há aplicativos para celulares e outros equipamentos que ajudam nesse treino. Portanto, não há desculpas para fazer os músculos crescerem com o treinamento HIIT! Basta começar!

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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