Quantos Ovos Comer por Dia?

Cada indivíduo tem as suas particularidades e, por isso, é preciso conhecê-las para saber quantos ovos ingerir diariamente.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Nutrição

Ao longo dos anos, vemos nos noticiários o ovo, seja como inimigo ou como amigo da nossa saúde. No conceito antigo, embora o ovo fosse considerado um alimento nutritivo, havia restrições quanto ao seu consumo, pois ele seria responsável pela onda de colesterol alto. Entretanto, de alguns anos para cá, o ovo passou a ser um herói, ganhando o mérito de “saudável”, podendo ser ingerido por pessoas de todas as idades, mesmo a gema, que sempre foi o pior inimigo da saúde pública! Isso porque o colesterol considerado ruim da gema seria insuficiente para causar problemas cardiovasculares na população. Mas como nem tudo que é ingerido em abundância é bom, se você é apaixonado por ovos, leia esse artigo para saber quantos ovos comer por dia para manter uma vida saudável:

quantos-ovos-comer-por-dia

Estilo de Vida

Na realidade, não existe um número ideal de ovos a ser consumido diariamente para toda a população, afinal, tudo depende do estilo de vida de cada um, pois somos indivíduos. Dessa forma, é preciso que você passe por uma avaliação médica para conhecer o seu estado de saúde. Pessoas que apresentam colesterol e triglicérides altos certamente terão restrições alimentares, tendo que se abster da gema, por exemplo. Por outro lado, se você é atleta e precisa de proteína para construir músculos fortes e definidos, poderá aumentar a quantidade de ovos em sua dieta, que pode chegar até a 8 por dia, sendo a metade somente de claras, pois elas possuem albumina, aminoácido imprescindível para quem pretende ter músculos saudáveis. Também há os vegetarianos, que não se alimentam de carnes e, por isso, precisam retirar a proteína que o organismo necessita dos ovos, que são essenciais em suas dietas. Crianças costumam amar ovos, de qualquer jeito: omelete, cozido, frito e até em sopas, o que é muito bom para a sua saúde.

Melhor Forma de Consumir Ovos

O ovo é um alimento bastante rico em sabor e na diversidade de preparo. É possível comê-lo frito, cozido, em forma de omelete ou como ingrediente de bolos, massas, sopas, farofas etc. Devido a essa versatilidade, é praticamente impossível viver sem esse alimento. Porém, a melhor forma de consumir ovos é a cozida, pois dispensa o uso de óleo e é possível aproveitar bem tanto os benefícios da clara quanto da gema, além de poder sentir os seus sabores naturalmente. Somente acrescente um pouco de sal e pronto, é uma delícia!

Sem Riscos Para a Saúde

Porém, se você ainda tem dúvidas e questionamentos com relação à ingestão diária de ovos, saiba que, se você está em boas condições de saúde, pratica atividades físicas com moderação e regularmente e alimenta-se equilibradamente, o consumo seguro de ovos é de 1 unidade por dia, o que pode ser feito logo de manhã, ao acordar, ou na hora do almoço, pois as suas proteínas e vitaminas poderão ser processados no organismo ao longo do dia. Agora que todas as suas dúvidas com relação ao ovo foram sanados, corra para a geladeira e prepare o seu ovo como preferir! Bom apetite e muita saúde!

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



Comente!




*Campos obrigatórios