Quantos Gramas de Proteína Devo Ingerir por Dia para Hipertrofia?

A proteína é o componente mais importante na construção de músculos fortes e definidos, mas há uma quantidade adequada para cada indivíduo.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Nutrição

Essa é uma pergunta muito recorrente entre os praticantes de musculação e halterofilismo. Todo entusiasta praticamente novato tem essa dúvida e por isso é necessário que se instrua bem para não detonar e perder os progressos adquiridos durante os treinos.

A proteína é importante para a reconstrução das fibras musculares feridas durante as sessões de treinos, quando são rompidas devido ao esforço físico para elevar as cargas.

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Não Há Regra Geral

Não existe uma quantia específica de proteínas a serem consumidas, já vamos lhe adiantando, mas meia até o final.

Isso se deve ao fato de cada pessoa ser muito peculiar. Varia muito de uma para outra. Saiba que se você consumir muita proteína além do que necessita, certamente terás problemas sérios, especialmente nos rins devido a ureia e ácido úrico, que decorre do consumo exagerado de proteína de origem animal.

Por outro lado, a suplementação alimentar através dos suplementos requerem um acompanhamento profissional para não exceder na dose e comprometer o fígado.

É preciso cuidado para administrar as quantias.

Quanto Mais Treino, Cuidado na Dose de Proteínas

Se você é uma pessoa do tipo “hardtrainer”, não seja muito afoito no consumo de proteínas. Saiba que nem sempre o volume muscular vai lhe fornecer força sempre. Há pessoas muito fortes com poucos volumes musculares.

As proteínas que encontramos nos suplementos modernos são sim muito boas e elaboradas com alta tecnologia de modo que os excessos sejam expelidos, mas isso demanda uma boa atividade hepática e renal, e por isso é interessante verificar se seus órgãos estejam bem para poder consumir os suplementos com segurança.

Carnes Vermelhas e Castanhas

Depois de um bom treino, se você não costuma consumir suplementos, o ideal é consumir um bife magro bovino de mais ou menos 150 a 200 gramas. Porém para suprir a perda proteica ocorrida no treino, seria preciso consumirmos uma quantidade grande de carne, o que seria impossível de fazer tudo de uma vez. Por isso, se você não faz uso de suplementos, coma um bom bife como descrito acima e também consuma um pouco de Castanhas do Pará, pois são boas em anabólicos naturais, e fornecem muitos minerais e outros nutrientes importantes para a recomposição muscular.

Você pode ainda comer carnes avícolas, suínas e também de peixe. Estas carnes são bem recomendadas devido a menor presença de gordura. A gordura suína, ao contrário do que se pensava há pouco tempo, não é tão “vilã” quanto a gordura bovina, porque a gordura suína é menos saturada quanto a bovina.

Suplementos e Whey Protein

Nunca consuma além da quantia recomendada nas instruções das embalagens desses produtos. Por dois ou mais motivos. O primeiro porque quanto mais caro o produto, geralmente é mais bem elaborado e mais moderno, que vai atuar diretamente na musculatura de modo correto, ainda que você tenha se virado do avesso no treino. Não adianta consumir além do recomendado porque você não vai crescer tão rápido quanto pensa. Vá de modo escalonado que o resultado almejado vem. Por isso, se és adepto de suplementos, eles são muito bons, portanto não vá além do recomendado por questões financeiras. Se consumir demais, estará jogando dinheiro fora. A quantidade necessária para você, está contida na quantia recomendada nesse caso.

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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