Quanto Tempo Demora Para Ver Resultados da Musculação

Para ficar com o corpo definido e torneado, é preciso ter muita determinação e paciência, afinal, não é de um dia para o outro.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Dicas de Musculação

Certo dia você se olha no espelho e simplesmente detesta o que vê: um homem barrigudo, fraco e sem graça. Aí decide que vai se matricular na academia, malhar, malhar e malhar até criar músculos enormes e perder toda a gordura do corpo. Então começa a sua rotina com exercícios pesados diariamente e, depois de 3 dias, vem a ansiedade: “Caramba, mas eu não perdi nenhum quilo e meus músculos continuam minúsculos!” Calma, pois infelizmente é impossível trabalhar um corpo do dia para a noite. Na realidade, pode levar meses e até anos para se conquistar um corpo malhado, definido e forte, dependendo, claro, da sua perseverança, determinação e foco, além de algumas mudanças de vida.

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Cada Um No Seu Tempo

De repente você percebe que o seu colega que se matriculou no mesmo dia que você na academia tem mostrado resultados absurdamente melhores que os seus. Ele já emagreceu e está começando a criar os seus músculos enquanto você continua quase a mesma coisa. Isso acontece porque cada organismo tem o seu tempo. Portanto, fatores genéticos, alimentação e rotina de vida também influenciam no maior ou menor ganho de massa muscular. Sendo assim, ao invés de ficar reparando no colega, concentre-se ainda mais no seu foco, já que, pelo jeito, você precisará de muito mais esforço para alcançar os seus objetivos!

Mas Quando Começam a Aparecer os Resultados da Musculação?

Apesar de cada um ter o seu tempo de resposta aos exercícios da musculação, a média de 21 a 30 dias de malhação contínua, com disciplina e determinação. Porém, tudo isso deve resultar de, além de muito treino, outros fatores que serão discutidos abaixo. Por isso, se você acha que somente indo à academia conseguirá construir o corpo dos seus sonhos, está muito enganado. Definir os músculos significa mudar seus hábitos alimentares e comportamentais, o que exigirá muita força de vontade! Vamos aos mais importantes:

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O Primeiro Passo é Mudar a Alimentação

Por fazer parte de apenas 90% do processo de hipertrofia muscular, a alimentação deve ser o foco da sua rotina. Para começar, elimine ao máximo de suas refeições as gorduras saturadas, os açúcares e os produtos industrializados, que poderão causar o efeito contrário, ou seja, a perda de massa muscular. Então, caso você seja gordinho, pense na redução da capa de gordura que terá que ser queimada antes mesmo dos seus músculos serem trabalhados. Tudo isso dependerá de uma rígida dieta, que deverá ser baseada na reeducação alimentar, ou seja, na alimentação fracionada em cerca de 6 refeições diárias e com a inclusão de alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, oleaginosas e sementes. Quanto à hipertrofia, capriche nas proteínas magras e nos carboidratos complexos como grãos integrais.

Os Cardios São Essenciais

Para ganhar massa muscular, não basta fazer musculação, principalmente se você estiver acima do peso. Antes de iniciar os seus treinos, é sempre importante passar por algum exercício aeróbico como a esteira ou a bicicleta para ajudar você a perder gordura. Com isso, seus músculos começarão a despontar mais rápido, pois ficarão aparentes.

O Corpo Precisa de Descanso

Muita gente acha que, para cultivar músculos torneados e definidos é necessário passar horas a fio na academia, sem nem sequer dormir, o que é um enorme erro. Na verdade, durante os treinos de musculação, os músculos sofrem de microlesões, que são preenchidas por fibras maiores enquanto o corpo relaxa. Desse modo, dê um tempo para que o seu organismo descanse e fabrique mais fibras musculares de pelo menos 1 dia na semana.

Ao seguir essas dicas, você verá resultados no espelho em pouco tempo, pode ter certeza!

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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