O Que É Hipertrofia Muscular?

Hipertrofia muscular é trabalhar os músculos através de exercícios específicos com peso para aumentá-los e defini-los, acabando com a camada de gordura corporal.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Dicas de Musculação

Quando chegamos à academia, ouvimos muito uma pessoa dizer a outra: “Quero alcançar uma boa hipertrofia muscular”, “O que faço para conseguir a hipertrofia muscular”… No entanto, se você não é desse meio, sente-se perdido, pois não conhece o termo. Mas fique tranquilo, porque isso não acontece somente com você, várias pessoas têm o mesmo problema e têm vergonha de perguntar. Portanto, escrevemos esse post para te explicar didaticamente o que é hipertrofia muscular:

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Hipertrofia Muscular

A hipertrofia muscular nada mais é que favorecer o crescimento dos músculos do corpo através de exercícios físicos de musculação, que podem ser realizados tanto na academia quanto em qualquer outro lugar, bastando ter pesos e instrumentos necessários para esse objetivo. Entretanto, para que os músculos cresçam, não basta apenas praticar musculação. A alimentação, o descanso e a hidratação também são importantíssimos para quem pretende ficar com o corpo cheio de músculos e com pouca gordura.

Quais São os Benefícios da Hipertrofia Muscular

Se você pensa que alcançar a hipertrofia muscular serve apenas para deixar o corpo mais bonito, tanto para agradar a mulherada quanto para se sobressair entre os seus amigos, está muito enganado. A hipertrofia trás vários benefícios para a saúde, dentre os quais a eliminação da gordura do corpo (contribui para prevenir problemas cardíacos), a melhora da disposição física, a melhora da circulação do sangue, a proteção das articulações e o aumento da resistência cardiorrespiratória.

Como Chegar à Hipertrofia Muscular?

Caso o seu sonho seja ter um corpo escultural, terá, antes de tudo, que reservar bastante tempo para se dedicar a ele, tanto na academia quanto fora dela. Para começar, terá que se alimentar corretamente, sem exagerar no álcool, no açúcar e na gordura, trocando-os por proteínas e carboidratos complexos (a não ser antes dos treinos). Se você é baladeiro, esqueça-se das noitadas, pois precisará do descanso noturno para que as suas fibras musculares se recuperem, assim como todo o seu corpo, que estará cansado dos exercícios. Ou seja, a hipertrofia muscular exige muita disciplina, foco e força de vontade. Se puder, contrate um personal trainer para alcançar o seu objetivo com mais rapidez e eficiência.

Fatores Que Influenciam a Hipertrofia Muscular

Como dito acima, não é apenas de exercícios repetitivos com pesos que se faz grandes músculos. Tudo depende de alguns fatores como o nível do treinamento, a frequência dos treinos, a divisão dos treinos, a quantidade de exercícios dos treinos, a execução correta dos exercícios, a forma de organizar os exercícios, o número de séries, o número de repetições, a intensidade em que são realizadas as séries e a velocidade das séries. Portanto, quanto mais intenso for o treinamento, mais rápido você alcançará a hipertrofia muscular, mas cuidado para não exagerar, pois o overtraining, que é o excesso de esforço, poderá fazer com que os seus músculos reduzam de tamanho. Por isso, um profissional, pelo menos no começo dos treinos, é essencial. Lembre-se de que, acima de tudo, está a sua saúde, certo?

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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