Musculação Para Emagrecer

É possível perder mais calorias com a musculação que com os exercícios aeróbicos, contanto que sejam realizados sob supervisão.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Exercícios

Quando se fala em fazer atividades físicas para emagrecer, logo nos vêm à mente a corrida, a caminhada, a natação e o ciclismo, ou seja, os exercícios aeróbicos, que proporcionam uma grande queima calórica. Porém, temos a musculação, que só é lembrada quando a pessoa pretende esculpir o corpo. Nesse artigo, acabaremos com esse mito e explicaremos detalhadamente como usar a musculação também para emagrecer.

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O Que Gasta Mais Calorias: Musculação ou Aeróbicos?

Quando temos um treino adequado formulado por um bom profissional, podemos fazer com que nosso corpo, após os exercícios de musculação, continue queimando calorias mesmo parado. Isso porque uma grande quantidade de energia é absorvida pelos músculos durante os treinos. Então, quanto mais desenvolvidos se tornarem os seus tecidos musculares, mais calorias queimará, o que fará o ponteiro da balança desabar! Por outro lado, os exercícios aeróbicos queimam uma enorme quantidade de calorias durante a sua prática, mas assim que você para, seu organismo desacelera e, consequentemente, a queima calórica. Além disso, você não desenvolve a musculatura somente com eles.

Preciso Abandonar os Aeróbicos?

Não é porque a musculação promove uma grande queima calórica que os aeróbicos devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário, se você unir os dois, os resultados serão muito mais rápidos e fáceis de serem alcançados. É sempre importante terminar os treinos com um pouco de exercício aeróbicos, cerca de 20 a 30 minutos, seja na esteira ou na bicicleta ergométrica, pois eles proporcionam maior flexibilidade pulmonar e te ajudarão a acabar de vez com a incômoda gordura corporal.

Sem Uma Boa Alimentação, Nem Adianta Começar!

Não adianta passar horas na academia ou se exercitando em casa se a sua geladeira é repleta de alimentos gordurosos, cheios de açúcar e sódio ou industrializados. Dessa forma, todas as calorias que você perde durante os treinos serão restabelecidas assim que você colocar o garfo na boca. Sendo assim, foque em seu objetivo e alimente-se melhor, tanto para manter o corpo em forma quanto para garantir mais saúde e vida. Para tanto, opte por alimentos saudáveis, principalmente pelas proteínas magras, aminoácidos e carboidratos complexos, excelentes para quem pratica musculação, pois com esses nutrientes, você construirá músculos fortes, torneados e saudáveis com energia e disposição.

Exercícios de Musculação Para Queima de Gordura

Os exercícios de musculação listados abaixo servem para você derreter as gordurinhas extras. E o melhor: em pouco tempo e com nenhum instrumento. Ou seja, pode fazê-los no conforto de sua casa ou onde achar melhor, em um parque, no clube ou no seu quintal. Bom proveito!

  1. Burpee: para esse exercício, você precisará de um bom condicionamento físico: fique em pé com a coluna ereta e com os pés levemente separados. Agache-se até encostar as mãos no chão e, em seguida, vá caminhando para a frente com as mãos até ficar na posição de flexão. Faça uma flexão, retorne à posição anterior e vá levando as mãos para trás até ficar agachada novamente. Então, com um impulso, levante as mãos e dê um salto. Repita o movimento por 10 vezes.
  2. Agachamento com salto: ótimo para definir o bumbum: fique em pé com os pés separados na largura dos ombros. Agache-se com as costas eretas e, com um impulso, dê um salto com as mãos para cima. Repita 10 vezes.
  3. Prancha lateral com salto: ótimo para definir o abdômen: faça uma prancha para o lado direito, segurando por 10 segundos e, rapidamente, agache-se e dê um salto com as mãos para cima. Faça a prancha com o outro lado. Faça 10 vezes em cada lado.
Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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