Maximizando a Perda de Gordura Com Musculação

É preciso ter uma boa alimentação e descansar para conseguir bons resultados na perda de peso com a musculação.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Dicas de Musculação

Você que está em busca de perder gordura certamente ouve conselhos para praticar atividades físicas aeróbicas corrida, ciclismo, corda ou natação, não é mesmo? Entretanto, se você souber quais exercícios e a quantidade ideais para se perder peso com os anaeróbicos, ou seja, com a musculação, é possível perder mais peso e com mais rapidez. Dessa forma, saiba como maximizar a perda de gordura com musculação e encare a academia com força de vontade e determinação para desfilar com o corpo enxuto na praia ou na piscina!

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Reduzindo o Percentual de Gordura

Primeiramente, você precisa saber qual é o seu percentual de gordura corporal. As dietas restritivas, ou seja, aquelas que obrigam o indivíduo a comer somente um determinado tipo de alimento podem funcionar, fazendo com que ele realmente perca peso. No entanto, ao comparamos o que ele perdeu, ficaremos atônitos ao saber que, na verdade, foi mais massa muscular que gordura, pois o organismo passa a usar as calorias da musculatura para suprir os nutrientes que não foram ingeridos devido à restrição alimentar. Isso também causa mais flacidez na pele, que fica sem sustentação. É por isso que, ao fazermos musculação ao invés de exercícios aeróbicos, ficamos com o corpo mais definido e com pouco percentual de gordura.

Cuide da Sua Alimentação

A boa alimentação é um dos fatores primordiais para quem pretende perder peso com saúde. Portanto, escolha bem o que e quanto colocar no seu prato, tentando dividir a sua alimentação em 6 refeições, sendo 3 pequenas e 3 grandes, sempre incluindo todos os grupos nutricionais, principalmente proteínas e carboidratos complexos. E não se esqueça de se alimentar meia hora antes da musculação e meia hora depois para que os seus músculos sejam bem construídos e para que haja energia o suficiente para fazer os exercícios.

Descanso Merecido

Se você acha que  passar a noite em claro te ajudará a emagrecer, está redondamente enganado. Quando dormimos pouco ou mal, nosso organismo passa a produzir o hormônio cortisol, responsável por inchar o corpo ao reter líquidos. Além disso, com pouco descanso, você fica desanimado para fazer musculação e os afazeres diários. Entre os treinos, também é muito importante descansar. Para tanto, se um dia você trabalhou a parte superior do corpo, no outro, dê atenção à inferior, fazendo uma rotatividade.

Musculação X Aeróbicos

Na realidade, depende do tipo de corpo que você almeja ao decidir pela musculação ou pelos exercícios aeróbicos. Enquanto a musculação te oferecerá um corpo mais musculoso e torneado com pouca gordura, o aeróbico te deixará fino em pouco tempo. Tudo é questão de opção e de gosto. Se puder, alie ambos os exercícios para se tornar mais saudável e emagrecer com mais rapidez. Entretanto, além dos descansos, é importante que você faça os aeróbicos por no máximo, 30 minutos por dia 4 vezes por semana. Os mais indicados são os HIIT (High Intensity Interval Training), ou treinamento de alta intensidade intervalado, que pode ser realizado em até 15 minutos com uma grande vantagem: faz com que você continue queimando calorias mesmo parado.

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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