Horas de Sono Recomendadas Para Ganho Muscular

É durante o sono que os seus tecidos musculares se recuperam para crescer. Por isso, dormir bem é essencial para quem busca a hipertrofia.

Artigo publicado por Marcelo Max nas categorias: Dicas de Musculação

Se você pensa que para ganhar músculos se resume a fazer treinos pesados na academia, tomar suplementos e se alimentar corretamente, está redondamente enganado. Há um fator que normalmente é negligenciado pelos praticantes de musculação: o sono. Pois é, boas  noites de sono são essenciais para que os tecidos musculares consigam se regenerar, passar por processos bioquímicos e, claro, crescerem. Portanto, nesse post, falaremos de quantas horas de sono são recomendadas para o ganho muscular:

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Qual é a Importância do Sono?

Quando treinamos bastante, nossos músculos sofrem grande estresse, que permite com que cresçam e eliminem a gordura, pois ele gera a quebra das fibras dos tecidos musculares necessárias para o aumento dos músculos. Assim, passam a demandar por aminoácidos, que são responsáveis pelo seu aumento, já que os tornam maiores devido às novas células musculares. No entanto, esse processo não acontece enquanto você treina, mas depois, quando você se alimenta, pratica exercícios moderados, hidrata-se e dorme. Aliás, em noites bem dormidas de 8 horas seguidas, é possível recompor e manter as funções neurológicas e orgânicas.

As Fases do Sono

Enquanto dormimos, repomos nossa energia, tanto física quanto mental e, por isso, quando não relaxamos adequadamente, pode haver problemas de cognição, problemas metabólicos, alterações na pressão do sangue, ganho de gordura, liberação baixa ou excessiva de hormônios entre outros. Durante o sono, existem 5 fases importantes. São elas:

  • Fase 1: relaxamento do corpo, descontração dos músculos, respiração suave e melhora da pressão do sangue.
  • Fase 2: as ondas cerebrais se tornam mais longas e ocorre a diminuição da respiração, do ritmo do coração e da temperatura do corpo.
  • Fase 3: alongamento e lentidão das ondas do cérebro.
  • Fase 4: sono profundo, onde as energias são repostas. Liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento, especialmente nas pessoas com menos de 21 anos. Além disso, os hormônios da recuperação de células e de órgãos que são danificados durante o dia é liberado, provocando também a regeneração das fibras musculares que foram rompidas e estressadas nos treinos diários.
  • Fase 5: essa é relacionada ao cérebro, recuperando a memória, fixando as informações importantes e se livrando das desnecessárias. Nessa fase, os músculos se paralisam e os dedos, tanto das mãos quanto dos pés, contraem-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro se torna maior e a respiração torna-se mais rápida.

Hormônios Liberados Enquanto Você Dorme

Como explicado acima, alguns hormônios são liberados durante o sono, principalmente a testosterona nos homens, responsável tanto pela libido quanto pelo aumento da massa muscular, pela densidade dos ossos e pela prevenção de doenças relacionadas a esse hormônio.

Problemas Para Dormir

Muitas vezes, problemas no trabalho ou em casa, assim como o estresse da correria diária, fazem com que tenhamos noites de sono mal dormidas, pois não conseguimos relaxar adequadamente e, assim perdemos a oportunidade de receber os benefícios tão importantes do momento do sono. Para que isso não aconteça, tente se esquecer dos acontecimentos do dia para lembrar deles somente pela manhã. Por mais difícil que seja, tente desligar-se por completo e, se tem problemas para dormir, nunca pratique atividades físicas pouco antes de se deitar, pois isso te deixará alucinado. Invista em chás de camomila e faça sessões de relaxamento, com respirações profundas.

Marcelo Max

Autor

Marcelo Max sofreu com anemia por muitos anos e encontrou no bodybuilding uma vida mais saudável e cheia de adrenalina.



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